LEI DE ASSISTÊNCIA INTEGRAL AOS ALUNOS COM TDAH: COMO FUNCIONA?
O poder público passou a desenvolver programa de acompanhamento integral para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outras condições que afetam a aprendizagem, conforme determina a lei 14.254, de 30 de novembro de 2021. Normalmente, crianças com essa condição são desatentas, inquietas, hiperativas e com grande impulsividade. Se não forem acompanhadas adequadamente, podem desenvolver problemas do ponto de vista social, cognitivo e de aprendizado. Saiba como deve ser realizado o acompanhamento integral para que não haja prejuízos para a criança.
LEI TDAH: COMO É FEITO O ACOMPANHAMENTO INTEGRAL?
Causado por variações genéticas, o TDAH consiste em
um conjunto de sintomas que envolve as seguintes características, geralmente
percebidas antes dos sete anos de idade:
· Desatenção – falta de foco e
concentração, reações rápidas e percepção constante. Esse tipo de sintoma é
mais comum na adolescência;
· Hiperatividade e
impulsividade – dificuldade
em seguir limites e regras, atividade motora excessiva e ações precipitadas,
que geralmente começam a se manifestar antes dos quatro anos de idade.
É o transtorno
comportamental mais comum e a segunda doença crônica mais prevalente na
infância. De 3% a 5% das
crianças no mundo têm dificuldade para prestar atenção, controlar
comportamentos impulsivos e demonstram ser excessivamente ativas. Em alguns
casos, essas alterações persistem até a vida adulta.
Por isso, é fundamental
que a criança seja acompanhada por uma equipe multidisciplinar o
mais cedo possível e receba devido atendimento na escola. Previsto na lei
referente aos alunos com essa condição, o acompanhamento integral compreende as
seguintes etapas:
Identificação
precoce do TDAH – percepção
dos sintomas por parte das pessoas que convivem com a criança, como pais,
familiares e funcionários da escola.
Encaminhamento do
aluno para o diagnóstico – a
criança deve ser submetida a análises multidisciplinares para confirmar o
diagnóstico de TDAH.
Apoio educacional na rede de ensino – a lei assegura acompanhamento específico, relacionado à dificuldade da criança, pelos professores e na escola, seja pública ou privada, em parceria com o sistema de saúde.
· Atenção! É de responsabilidade das escolas divulgar informações e capacitar os professores sobre os sinais de transtorno de aprendizagem e como proporcionar atendimento educacional e de saúde aos alunos.
Apoio terapêutico especializado na rede de saúde – a criança deve ser acompanhada, periodicamente, por psicólogos e médicos, responsáveis por conduzir o tratamento do TDAH.
De acordo com a lei 14.254/2021, as escolas da
educação básica das redes pública e privada, com o apoio da família e dos
serviços de saúde existentes, devem garantir o cuidado e a proteção a esses
alunos para que haja o pleno desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual
e social.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DO TDAH?
O diagnóstico do TDAH é clínico, ou seja, realizado
por meio de avaliações médicas, educacionais e psicológicas. Dessa forma,
envolve uma equipe variada que, em conjunto com os pais, relacionam o
comportamento da criança aos sintomas do TDAH. Entenda como é feita cada
avaliação:
Avaliação médica – depois de identificar os sintomas de TDAH, o
médico analisa o que pode ter contribuído para o desenvolvimento deles, como o
histórico de exposição pré-natal. O bebê pode ter sido exposto aos seguintes
fatores:
· Substâncias químicas (remédios,
álcool e tabaco ingeridos pela mãe);
· Complicações ou infecções
perinatais;
· Infecções do sistema nervoso
central;
· Traumatismo cranioencefálico;
· Doença cardíaca;
· Histórico familiar de TDAH.
Avaliação do
desenvolvimento – define
o início e a evolução dos sinais e sintomas do TDAH. Essa avaliação usa escalas
específicas da condição, com verificação de marcos de desenvolvimento e da
linguagem da criança. A análise é feita tanto pelas famílias quanto por
funcionários de escolas, o que possibilita a avaliação em diferentes contextos.
· Atenção! Essas escalas não devem
ser usadas isoladamente para fazer o diagnóstico do TDAH.
Avaliação
educacional – verifica como
os sinais e sintomas do TDAH influenciam no desempenho escolar.
COMO É FEITO O TRATAMENTO DO TDAH?
A condição não tem cura, mas pode ser controlada. O
tratamento do TDAH em crianças pode ser feito das seguintes formas:
· Tratamento
comportamental – sessões
de terapia com o psicólogo e/ ou terapeuta ocupacional.
· Tratamento
medicamentoso – uso
de medicamentos com prescrição médica.
É recomendado combinar os dois tipos de tratamento,
mas vale ressaltar que somente o médico está apto para determinar a melhor
conduta a ser adotada em cada caso de TDAH.
Atenção! Medicamentos não curam o TDAH, mas aliviam os
sintomas e permitem que a criança participe de atividades, que antes não
conseguia devido à falta de atenção e à impulsividade. O tratamento com
medicamentos interrompe o ciclo do comportamento inapropriado, além de melhorar
a postura na escola, a motivação e a autoestima da criança.
A persistência de TDAH na vida adulta varia bastante
(de 4% a 78%), mas o tratamento é basicamente o mesmo. O que pode ser diferente
é o tipo de medicamento utilizado e a dosagem, que só podem ser
determinados pelo médico.
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Referências
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.254-de-30-de-novembro-de-2021-363377461
acessado em 14/02/2022
https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/
acessado em 14/02/2022
https://www.cdc.gov/ncbddd/adhd/index.html
acessado em 14/02/2022
https://pebmed.com.br/o-que-voce-precisa-de-saber-sobre-as-novas-diretrizes-de-tdah/
acessado em 14/02/2022
acessado em 14/02/2022
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FONTE:
https://www.cellerafarma.com.br/tdah/lei-de-assistencia-integral-aos-alunos-com-tdah-como-funciona
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